Alberto Fernandes
biografia
Nascido em Almada, 1960
Portugal
Aos 19 anos comprei a minha primeira máquina fotográfica, uma "Zenit XP12" e então tudo aconteceu, para quem não sabia nada desta arte, foi um desafio.
Aprender luz, velocidade, foco, profundidade de campo e relacionar tudo isto para obter boas imagens era uma complicação. O tempo encarregou-se de dar conhecimento e experiência.
Depois foi saltar para outros equipamentos mais evoluídos, "Pratika", "Yashica", Olympus OM1" e Canon A1.
No ano de 1988, o incêndio do Chiado, fez despertar o gosto pela reportagem do acontecimento, na hora e no local, o improviso e a sorte de apanhar a imagem certa, e daí começaram algumas colaborações com jornais e revistas da época com fotografias de desporto automóvel e documentos de imagem para reportagens e entrevistas variadas.
Estávamos já por volta de 1990, quando o mundo profissional batia à porta e começaram as reportagens de casamentos, batizados e outros eventos. Paralelamente a paixão pela fotografia continuava.
A era da pelicula, seria absorvida pelo digital, e rápidamente tudo mudava. Simultãneamente e por via de estudos académicos iniciei outra atividade que me preencheu a tempo inteiro e a fotografia profissional foi ficando cada vez mais em segundo plano.
Ficou a paixão, o gosto de recolher imagens e perpetuá-las através dos tempos continua a ser enorme, por esse motivo, não consigo imaginar deixar de o fazer.
Hoje fotografar natureza, vida animal, arquitetura, eventos de musica, festas temáticas, pessoas ou locais abandonados, continua a preencher o meu tempo livre e encher de prazer e combater o stress do dia-a-dia.